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Verão: Mantenha a pela hidratada

Os meses de verão vêm com churrascos ao ar livre, piqueniques e as férias na praia. Estar exposto ao sol quente do verão pode ser prejudicial à nossa pele. A maioria das pessoas não percebem que a exposição a ambientes severos de interiores e exteriores (tais como ar condicionado, o calor excessivo, água, sal e cloro) desidrata a pele e pode levar ao seu ressecamento.

 Além disso, temos que proteger a nossa pele dos raios ultravioleta do sol que são muito prejudiciais, caso contrário, o sol pode impactar negativamente na saúde da pele e sua aparência, causando envelhecimento precoce e rugas.

Aqui estão algumas dicas para a pele saudável do verão:

Você é o que você come.

Uma dieta saudável é a base para a pele saudável. Uma dieta deficiente em nutrientes essenciais pode impactar negativamente na saúde da pele e na aparência em geral, especialmente durante nos meses de verão.

É importante consumir quantidades adequadas de antioxidantes, muito presentes em frutas, vegetais e grãos integrais, nozes e sementes. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres que podem causar danos à pele. Consumir mais antioxidantes através de alimentos e suplementos pode ajudar a proteger a pele e a prevenir seu envelhecimento prematuro.

Por exemplo, a vitamina C é um componente essencial para a produção de estrutura de colágeno do suporte da pele natural. Ela ajuda a manter a estrutura do colágeno e elastina, que são importantes para a firmeza e elasticidade da pele. A exposição aos raios ultravioleta do sol ao longo do tempo provoca danos na estrutura de colágeno, contribuindo para a formação de rugas. O beta-caroteno é um outro antioxidante que pode ajudar a proteger as células da pele contra danos oxidativos. Embora a vitamina E tem propriedades antioxidantes para ajudar a combater os radicais livres para proteger a pele, ela também fornece alimento para a pele.

Hidratar a pele de dentro para fora.

É importante manter-se hidratado durante os meses de verão para ter uma pele brilhante e saudável, evitando seu ressecamento.

Em razão da maior transpiração durante os meses quentes de verão, há uma maior perda de água do corpo e da pele, portanto, beber líquidos regularmente, principalmente quando ao ar livre, é a melhor maneira de mantermos o corpo e a pele hidratados.

Leve uma garrafa de água com você e beba ao longo do dia e evite bebidas cafeinadas (café, chá, soda), que podem levar à desidratação e diminuir a aparência saudável da pele.

Além de beber líquidos para manter-se hidratado, ingerir uma alimentação saudável e fazer exercícios regularmente, considere a adição de um suplemento de ômega-3, como óleo de peixe, para ajudar a nutrir e proteger a pele.

Protetor solar: melhor defesa da sua pele.

Aplicação tópica diária de protetor solar antes de sair é a melhor defesa da sua pele contra a radiação ultravioleta (UV) que podem causar o envelhecimento precoce da pele. Protetor solar é recomendado durante todo o ano, no entanto, a aplicação de filtro solar regularmente durante os meses de verão é fundamental, pois a exposição ao sol e aos raios UV são mais frequentes.

Hidratar: logo após o banho

Hidratação é também um passo importante para manter a pele saudável, pois a maioria dos hidratantes possuem uma série de vitaminas e nutrientes que a pele necessita. Aplicar hidratante logo após o banho é fundamental, pois  durante o banho retiramos parte da camada protetora da pele, principalmente se tomarmos banho quente. Faça hidratação uma rotina para manter a pele macia e suave.