45 3027-0170

O que eu posso fazer na gravidez?

A gravidez é sempre um momento delicado na vida das mulheres, pois várias transformações ocorrem ao mesmo tempo, no relacionamento do casal, no corpo, no psicológico, no trabalho, e como lidar com tudo isso(?).

Não é fácil, mas uma das melhores maneiras talvez seja mantendo as rotinas, procurando fazer tudo aquilo que se fazia antes da gravidez, afinal, gravidez não é doença.

Para auxiliar as futuras mamães procuramos esclarecer algumas dúvidas:

Posso pintar as unhas?

A gestante pode tanto pintar as unhas (dos pés e das mãos) como também remover a cutícula. O único cuidado é em relação à higiene dos acessórios de manicure. O ideal é que você tenha seu próprio kit de tesoura e alicate para fornecê-lo à profissional. Isso evita possíveis contaminações. Ou, então, escolha um estabelecimento que tenha rígidos procedimentos de esterilização do material, incluindo o uso de autoclave. 

Posso me depilar com cera quente?

Sim, não há nenhum risco na depilação com lâmina e com cera, porém não se recomenda a depilação definitiva, seja com laser ou luz pulsada, pois não existem estudos conclusivos sobre seus efeitos.

Posso fazer tratamento para varizes?

Cirurgias para dar cabo das veias saltadas não são indicadas nessa fase, pois como algumas alterações vão desaparecer após a gravidez, em especial, as surgidas na primeira. Para prevenir é recomendável deixar as pernas levantadas por alguns minutos, usar meias elásticas de compressão (apenas no frio), evitar ficar muito tempo parada em pé ou sentada e fazer caminhadas regulares, pois essas medidas ajudam a aliviar os sintomas.

Posso fazer escova progressiva?

Os produtos utilizados nas escovas progressivas, permanentes e alisamentos contêm amônia, daí porque não se recomenda a realização em nenhum período da gestação, porém alguns produtos podem ser liberados pelo seu médico a partir do quarto mês de gestação. Depois do parto, esses tratamentos podem voltar a ser realizados, pois as substâncias não passam para o leite.

Posso tingir o cabelo?

As tinturas tradicionais, à base de amônia, são contraindicadas. Recomenda-se realizar esses procedimentos somente a partir do quarto mês de gestação, pois não se sabe se os produtos podem ser absorvidas pelo couro cabeludo da mãe, interferindo na formação do feto nesse fase que é crítica.

O que posso fazer para evitar estrias?

Elas surgem por causa do estiramento da pele, quando as fibras se rompem, por isso é recomendado manter a pele bem hidratada. No final do banho, passe óleo de semente de uva ou de amêndoas. Tire o excesso com água e, após se enxugar, passe um hidratante com ureia, vitamina E, lanolina e óleos.

Posso descolorir os pelos do corpo?

Evite clareá-los enquanto estiver grávida. Não há garantias de que as substâncias químicas usadas no processo não penetrem na pele e, assim, ofereçam riscos ao bebê. Além disso, todo o organismo está mais sensível e propenso a irritações cutâneas e alergias.

Pode andar de moto? E a cavalo?

Não há nenhuma contraindicação formal para o transporte em motocicleta, porém deve-se lembrar dos riscos decorrentes de quedas.

E andar de bicicleta?

Os exercícios físicos são permitidos desde se tenha o aval do médico e esteja habituada a fazê-los.

Posso tomar laxante?

Inicialmente, o ideal é incrementar a dieta com alimentos ricos em fibras para melhorar o trânsito intestinal. As frutas e os cereais integrais são as melhores fontes. Se ainda assim o intestino continuar preso, o obstetra poderá indicar algum laxante formador de bolo fecal. É imprescindível que um médico prescreva o medicamento, pois alguns tipos de laxativos são contraindicados para as gestantes.

Posso continuar dirigindo meu carro?

Não há objeções legais ou formais, mas a gestante deve levar em conta a sua condição física e, principalmente, seguir as recomendações médicas.

Posso tomar banho de banheira? Há risco de isso provocar algum problema?

Desde que a temperatura da água não ultrapasse os 38 °C – ou seja, ela deve ficar apenas morninha. Banhos de imersão muito quentes não são recomendáveis. Nos primeiros três meses de gestação, a hipertermia (excesso de calor) pode causar malformações no feto. A partir do segundo trimestre, é normal que a pressão arterial da gestante caia. O ambiente muito quente contribui para uma queda ainda mais acentuada, podendo ocasionar desmaio e diminuição do fluxo de sangue para o bebê. Isso vale também para os banhos de sauna.

Posso fazer carinho no meu bicho de estimação?

Sim, mas é preciso tomar alguns cuidados, principalmente em relação aos gatos. Alguns bichanos, geralmente os que têm contato com as ruas, podem estar infectados com um parasita, eliminado pelas fezes, que transmite a toxoplasmose, uma doença capaz de causar malformações no feto. É comum o médico pedir no pré-natal um teste para identificar se a gestante está ou não imune à toxoplasmose. Quem não está precisa redobrar a atenção.

Posso fazer drenagem linfática?

A drenagem linfática é realmente eficaz para reduzir o inchaço, mas em gestantes só deve ser feita com autorização do seu obstetra.

Posso beber uma taça de champanhe ou vinho de vez em quando?

Uma taça de champanhe ou vinho, ocasionalmente, num jantar ou numa festa, não trará problemas desde que a gestante não tenha contraindicação em relação ao consumo de álcool.

Posso comer pratos apimentados ou com condimentos fortes?

Desde que eles não provoquem azia ou outro desconforto gástrico, não há problema algum.

Posso continuar tomando café?

A cafeína piora os sintomas de queimação no estômago, algo comum entre várias gestantes, além de ser muito estimulante. O mais indicado é tomar café com bastante moderação, uma ou duas xícaras pequenas por dia.

Posso passar bucha vegetal nos mamilos para prepará-los para a amamentação?

Até pouco tempo atrás, muitos médicos indicavam o uso da bucha vegetal duas ou três vezes por semana para deixar os mamilos mais resistentes. Ultimamente, os pediatras têm recomendado outro método: expor os mamilos ao sol durante dez minutos todos os dias. Pergunte ao seu médico o que ele acha mais eficaz. Caso a orientação seja pela exposição aos raios solares, uma dica é encontrar uma fresta em alguma janela de sua casa onde você possa fazer isso com privacidade.

Posso tomar banhos de sol? Devo adotar alguma precaução?

Não existem problemas em tomar banhos de sol desde que você siga as seguintes recomendações: expor-se apenas antes das 10 horas ou após as 16 horas e sempre usar um protetor solar UVA/UVB com FPS superior a 30, pois a pele das gestantes é mais sensível e por isso tem um risco maior de ficar com manchas tanto na face como na barriga.

Posso tomar banho de mar?

Se a gravidez não é de risco, não há a dilatação antes da hora nem o risco de prematuridade.

Posso passar qualquer hidratante no corpo ou precisa ser um tipo específico para gestantes?

Alguns ativos de hidratantes comuns são proibidos na gravidez, como ureia em concentrações altas. Por essa razão, o melhor é optar por produtos exclusivos para gestantes. Mas saiba que mesmo eles podem causar alguma irritação.

Posso usar óleo de amêndoas à vontade?

Esse tipo de óleo, recomendado para prevenir o surgimento de estrias durante a gestação, pode ser usado sem restrições. Ele, no entanto, só a melhora a hidratação da pele, o que nem sempre é suficiente para impedir o aparecimento dessas marcas na pele, que geralmente vêm à tona devido ao aumento de peso característico da gravidez e às alterações hormonais típicas do período.

Posso viajar?

Até o sétimo mês, as viagens podem ser realizadas com algumas precauções. No carro, deve-se parar de hora em hora para esticar as pernas e se alimentar. Trechos feitos de avião demandam cuidados como caminhar pelo corredor da aeronave sempre que possível e ingerir bastante líquido para evitar a desidratação. No oitavo mês, é necessário atestado médico para embarcar. E, no nono, a maioria dos médicos proíbe viagens de qualquer natureza, mesmo de carro.

Posso fazer musculação?

Com uma supervisão adequada, sim. No entanto, as cargas devem ser menores e sem exageros porque o risco de lesão na coluna é maior.

Posso visitar um amigo doente?

Se problema for contagioso ou ele estiver internado, não. Hospitais são focos de doenças e o melhor é se poupar de entrar num ambiente assim.

Posso subir escada?

Sim, mas você deve ficar atenta para não ficar ofegante na subida e, na descida, não se desequilibrar. Para isso, tome o cuidado de subir um andar apenas por vez e descer utilizando o corrimão.

Posso usar sapato de salto?

Caso não haja desconforto, é possível usar salto de até 3 centímetros. Mais do que isso, aumenta a possibilidade de quedas devido à mudança de eixo no equilíbrio do corpo.

Posso carregar sacolas de compras?

Não há qualquer objeção, a restrição só se aplica para gestantes com complicações de saúde, porém a gestante deve observar os seus limites físicos, afinal não deve fazer esforço excessivo.

Posso ingerir comida japonesa?

Embora o peixe cru, típico da culinária japonesa, não transmita toxoplasmose, o ideal é evitar o alimento nessa fase – aliás, qualquer carne crua deve ser riscada do cardápio da futura mamãe.

Posso fazer tratamento dentário?

Não só pode como deve, caso ocorra algum problema nos dentes ou nas gengivas. Doenças bucais são associadas a parto prematuro e nascimento de bebês com baixo peso. Se sua barriga ainda não é evidente, lembre-se de falar ao dentista sobre o seu estado atual para que ele possa tomar as devidas precauções no tratamento. Existem anestesias apropriadas para grávidas. Elas são mais seguras porque não contêm substâncias que provocam estreitamento dos vasos sanguíneos, presentes nas anestesias comuns.