45 3027-0170

A hidratação é eficaz?

Muitas mulheres lutam para ter seus cabelos bonitos e sedosos, mas será que estão cuidando bem deles e os hidratando corretamente. Talvez você seja a culpada por seus cabelos não estarem do jeito que você queria, assim vamos indicar algumas práticas ineficazes para cuidar de seus cabelos:

1. Hidratação de cabelo sujo / cabelo que tem acúmulo de produto

O objetivo da hidratação é aplicar produto à base de água que penetra na (camada exterior) cutícula da cadeia e infundir o córtex (camada interna) com água. Se houver muita sujeira ou produtos em sua cutícula, então há pouca chance de qualquer produto hidratante que você aplique chegar até o córtex.

2. Usando manteigas ou óleos como hidratantes

Com exceção de alguns óleos, como óleo de coco, que pode penetrar na cadeia – óleos e manteigas vão se instalar do lado de fora de sua cadeia, porque eles são VEDANTES não, hidratantes. Sua finalidade é manter a hidratação – não aplicá-la. Se o seu cabelo está se seco e você aplicar uma manteiga ou óleo, você está apenas mantendo o cabelo seco, tornando-o mais frágil e suscetível à quebra.

3. O uso de produtos à base de água sem vedação

Assim como os óleos e manteigas não são eficazes como hidratantes, outros produtos que são apenas à base de água não são eficaz na hidratação, a menos que seja realizado o processo de selagem do cabelo, a água vai evaporar rapidamente para fora do córtex, daí porque é necessária a aplicação de um produto de vedação que terá a tarefa de bloquear a água dentro do córtex.

4. Sob hidratante

Quando o seu corpo pode dá sinais da falta de água, como a garganta seca, é porque ele já sentiu os efeitos da ausência do líquido e você terá de fazer a recuperação do corpo. Com os cabelos funciona igual, porém se em algumas partes do corpo essa recuperação é rápida e fácil, com os cabelos não é assim, daí porque você deve começar por hidratá-los antes mesmo que ele fique seco e quebradiço. No começo deve-se hidratar o cabelo pelo menos uma vez por dia. Se, nos dias seguintes, seu cabelo estiver com aspecto de úmido e macio, você pode reduzir as aplicações, fazendo a cada dois dias. Porém, se ele permanecer seco, então você pode precisar usar o hidratante duas vezes por dia.

5. Negligenciar o processo de re-hidratação, após um shampoo

O uso do shampoo é um pouco de um paradoxo quando se trata de hidratação – você está molhando o cabelo com água, ao mesmo tempo, retirando os fios de sujeira e óleos naturais que ajudam a manter a hidratação. Então, em certo sentido, seu cabelo está ficando mais seco ao invés de ficar mais úmido. O estridente sentimento de super seco que seu cabelo apresenta depois de um shampoo é a falta de lubrificação, daí porque é importante o uso de condicionador para auxiliar no processo de re-hidratação.

6. Focando raízes em vez de extremidades

As extremidades são a parte mais seca de seus cabelos e mais suscetíveis à quebra. Os óleos naturais que regam seu couro cabeludo não viajam para baixo o suficiente para cobrir suas extremidades, por isso é importante que você tenha uma ação pró-ativa para protegê-los, aplicando produtos hidratantes em seu cabelo da raiz às pontas.

7. Sobre Hidratação

Os fios hidratados não devem parecer encharcados e úmidos, mas flexíveis e fortes – mesmo quando eles estão secos. Aplicar hidratante e selagem em excesso pode deixar seu cabelo molhado perpetuamente, o que torna difícil manter o estilo do seu cabelo ou fazer um penteado.

8. Hidratação por horas

Embora existam alguns tratamentos que exigem aplicação a longo prazo, os tratamentos de condicionamento mais profundos necessitam de 30 minutos ou menos. Apesar de muitos acharem que manter tratamentos durante a noite ajuda com suavidade e umidade, um número crescente de especialistas estão percebendo que 30 minutos (ou o tempo que as instruções dos produtos indicarem) é tão eficaz como 8 horas. Assim o melhor é ter em mente que os fabricantes de seu condicionador o testaram e sabem quanto tempo é preciso para que ele seja eficaz.

Portanto, no esqueça, assim como é importante cuidar do corpo permanentemente porque alguns sinais são irreparáveis, o cabelo também devem ter atenção diária para se manter saudável.